Primeiras 27 mil placas de carros zero no padrão Mercosul no RJ terão homenagem ao estado

As placas terão as três primeiras letras formando a palavra RIO – uma homenagem ao primeiro estado a adotar a placa Mercosul.


A placa Mercosul tem um diferencial para o estado do Rio de Janeiro. Os 27 mil primeiros veículos novos que receberem o primeiro emplacamento a partir desta terça-feira (11) terão a placa com as três primeiras letras formando a palavra RIO – uma homenagem ao primeiro estado a adotar a placa Mercosul.

Desde terça-feira (11/09), todas as placas de veículos que forem emitidas no estado do Rio de Janeiro chegarão aos veículos com o novo padrão Mercosul, com elementos anticlonagem que vão garantir maior segurança ao motorista fluminense.

O Rio de Janeiro está seguindo uma determinação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que definiu que até o dia 1° de dezembro todos os estados deverão dar início à implantação do novo sistema.

A troca pela placa de novo padrão – que tem quatro letras e três números – será feita gradativamente, começando pelas operações que envolverem novas placas: emplacamento de carros zero quilômetro, transferências de propriedade, de jurisdição e de município, além de alteração de categoria e troca de placas danificadas. O proprietário de veículo que desejar trocar a placa antiga pelo modelo Mercosul, também poderá fazer a mudança.

RJ é o primeiro estado do país a adotar as placas do Mercosul RJ

Fonte: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *